São Paulo, onde estão suas Capivaras?

365/025
Hoje é aniversário da nossa Cidade
Quem é do interior como eu, sabe a admiração e o espanto que essa grande metrópole provoca à primeira vista! Cheguei em São Paulo na década de 80. Estar na Capital do Estado, pisando em suas calçadas preto e branco, era algo equivalente à conquista do Mundo! O mosaico foi desenhado por Mirthes dos Santos Pinto, que ganhou o concurso de projeto para padronização de calçadas, em 1966. O mapa é do Estado, mas o símbolo é da Cidade.

A cidade votou e ganhou novas calçadas!

Hoje é um bom dia para falarmos de votos e de politicas públicas! Público é de todos. Há no Brasil uma tendência ao menosprezo do que não nos diz respeito diretamente. Toda politica pública, toda e qualquer escolha impacta a cidade, todo o entorno, pessoas e naturexa. Poderíamos avançar ainda mais, pois ações locais impactam o Pais, o Planeta, o Universo, tudo está ligado infinitamente, mas este não é o nosso assunto.
Nosso assunto é um simpático roedor!
Politica pública e capivara? É aniversário ou carnaval?
São apenas algumas perguntas, um convite à reflexão: – São Paulo, onde estão suas capivaras, suas onças e perdizes? Onde estão seus rios, córregos e matas? Onde moram seus índios?

Escolhi um exemplo, para nossa breve conversa. No início do século 20, foram implantadas na Capital, politicas públicas que canalizaram, drenaram e redesenharam cursos de águas. Politicas de urbanização que dividiram a cidade entre terrenos valorizados e águas sujas.

Água é verde, é bicho, é vida. A nossa vida também. Por mais que muitos ainda achem que as melhores politicas são as que tiram árvores das ruas para que mais carros circulem, eu insisto: – para onde vai a nossa vida quando tudo vira asfalto?

Hoje caminho pela cidade pensando nos rios que estão presos;; na vida silvestre, cercada de concreto, em fragmentos de mata. Num esforço tremendo de imaginação, sonho com uma cidade linda e cheia de vida.

Mas a cidade ainda está em construção, sempre está… E pode ser, no futuro, o resultados de nossas escolhas e envolvimento hoje! Informe-se, participe, questione. E principalmente exerça conscientemente o seu direito de voto!

Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado . Guardar link permanente.