Feltrar é muito fácil, eu vivo repetindo aqui e no meus cursos e oficinas. Sim, é fácil, mas há técnicas, segredos, caminhos que nos ajudam a feltrar mais rápido e com melhores resultados.
Quem faz uma oficina básica, aprende a usar a lã e a agulha, corretamente, o que poupa erros e agulhas quebradas. Quem faz uma bola, aprende com alegria o passarinho. Quem faz uma fada, monta uma figura feminina articulada, com mais facilidade.
Como tudo na vida, há etapas de aprendizado. Começamos com peças básicas, vamos aprendendo as estruturas, preenchimentos, pintura e acabamento. O que aprendemos numa peça nos ajuda nas próximas.
¬ Tudo bem Fátima, mas eu queria TANTO fazer uma dessas peças que salvei aqui no meu Pinterest, veja que lindo! Posso?
Pode sim, treine muito as técnicas básicas, repita o que aprendeu até ter domínio do que está fazendo e poderá feltrar qualquer peça. Lembre-se, a maioria da fotos postadas não são de iniciantes.
O jacaré é minha ultima peça. Ficou muito fofo, estou apaixonada por ele! Eu usei as seguintes técnicas: montagem de estrutura de arame, cobertura da estrutura, preenchimentos, pintura de cor de fundo, quatro camadas de cores e acabamento. Ufa! Caso eu trabalhasse mais algumas horas, ele poderia ter os dedos separados e toda a textura da pele modelada.
¬Quanto tempo, quantas oficinas preciso fazer para chegar ao jacaré?
Depende do quanto de trabalho e empenho você vai dedicar ao aprendizado. Vejamos, eu já fiz por volta de 5o ovelhas, 10 vacas, 10 burrinhos e mais de 200 passarinhos… sem contar as borboletas, ratos e coelhinhos!
Gosta do trabalho da Fios e Lendas? Quer aprender a feltrar comigo? Preencha o formulário abaixo da foto e me diga onde mora, me ajude a montar uma agenda para levar a feltragem para todo o Brasil. Abraços carinhosos.
Fátima Rodrigues