O mobile é uma peça decorativa que confere charme e encanto a qualquer ambiente. Como o nome já diz, tem mobilidade, movimento. O grande desafio na sua construção é encontrarmos alguns pontos de equilíbrio. Um mobile em repouso deve ser agradável aos olhos, os elementos harmonicamente distribuídos. Uma vez movimentado, pelo vento ou por nossas mãos, deve revelar o equilíbrio no movimento, os fios devem se mover de forma a aumentar o nosso encanto.
Vou falar um pouco da montagem do mobile de 3 fadas voadoras, peça que faremos na Oficina do próximo domingo, dia 31.
A fada voadora é uma peça de feltragem para iniciantes. Há muitos tutoriais disponíveis na rede, ensinando a fazer as mais simples.
Precisaremos de uma base com um ponto de sustentação, para ser pendurada no teto, batente, lustre, etc, Podemos usar um bastidor, cabide, ramos vegetais entrelaçados, gravetos, pedaços de madeira ou arame encapado com lã. Fixaremos 3 fios nesta base, cada um com uma fada. Podemos usar fio de nylon, fio de algodão encerado ou linha de bordar resistente.
Quanto trabalhamos com elementos de composição muito leves, como fadas de lã cardada devemos ter cuidados especiais:
- prefira um mobile com visualização horizontal, use uma base longa e fios curtos. Fios longos e próximos pedem peças pesadas. Fios longos com peças leves embaraçam ao menor movimento.
- associe às fadas cristais, pedrinhas e elementos vegetais como gravetinhos e sementes. Eles ajudam a “esticar” o fio, complementando o peso. Escolha peças pequenas, delicadas. Lembre-se que as fadas são o tema da decoração
- planeje, fixe a sua base num batente de porta e vá experimentando antes de montar os fios. Desenhe. Experimente colocar todas as fadas na mesma altura, depois em alturas diferentes.
- monte os fios conforme planejado deixando folga de 10 a 20 cm na extremidades que serão amarrada na base. Faça amarrações experimentais, buscando os pontos que conferem estabilidade ao mobile. Pense que a sua base deve estar na linha de equilíbrio inicial planejada. Fotografe o seu primeiro ensaio, movimente a peça, retire o que está sobrando e coloque outros elementos onde há espaços vazios ou sem peso. Quando tudo estiver como planejado, faça as amarrações e finalize a peça. Você pode deixar as amarrações aparentes ou cobri-las com fitinhas de cetim, palha da costa, ou flores feltradas.