Brincar livremente

Sua criança de 1 ano ganhou um brinquedo de encaixe de formas e brinca de jogar as peças contra a parede? Calma! Não é hiperatividade, é um cientista em ação, testando a resistência dos materiais e a lei da gravidade!

A criança sabe brincar e deve fazê-lo livremente. Seu ambiente e seus brinquedos devem permitir que se movimente e brinque sem riscos, no mais, ela sabe o que fazer.

E esses buraquinhos na caixa, esses toquinhos com formas e cores diferentes? Controle o seu desejo de tudo ensinar, observe, espere, contemple.  A curiosidade natural da criança a levará a explorar todas as possibilidades do brinquedo, inclusive o encaixe.

caixa de pinos 002

A coordenação motora fina é uma aquisição demorada, gradativa. A criança aprende a levar o alimento à boca com a mãozinha, depois, com muito esforço começa a usar sozinha uma colher, só muito mais tarde daremos a ela o garfo e finalmente a faca.

Com os pinos ela vai jogar, empilhar, espalhar e juntar novamente e um dia… descobrirá, muito feliz, que eles também podem passar por aqueles buracos estranhos e que isso dá muito, muito trabalho!

Desejo que você esteja por perto neste momento e compartilhe a felicidade de mais uma habilidade adquirida com tanto esforço!

caixa de pinos 007

Fátima Rodrigues

Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.